22/01/2017

Prefeitura de Jequiá da Praia promove evento direcionado à saúde das gestantes e bebês

Atividades educativas e debates sobre temas como pré-natal, parto e prevenção foram realizadas na Unidade Básica Augusto Celestino

A Prefeitura de Jequiá da Praia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante esta semana um evento direcionado às futuras mamães da cidade. Na Unidade Básica de Saúde Augusto Celestino, diversos temas relevantes foram apresentados às jequiaenses, entre eles: pré-natal, parto e prevenção à saúde das grávidas e dos bebês, desde a gestação até o nascimento. Atividades educativas também marcaram o encontro. A ação ocorre a cada três meses.

De acordo com o Ministério da Saúde, o pré-natal é fundamental para uma gestação tranquila e saudável. Com a realização de exames médicos, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida.

“Os cuidados com a saúde devem ser diários. Mas durante a gravidez essa atenção deve ser redobrada. Além do acompanhamento da gestante em consultas de pré-natal, e da realização de todos os exames recomendados pelo médico, é importante não consumir bebidas alcoólicas, ou qualquer tipo de droga, e não usar medicamentos sem orientação médica”, lembrou a secretária de Saúde de Jequiá da Praia, Patrícia Cavalcante

Também deve haver preocupação com o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e a zika. Os casos de microcefalia existentes no País reforçam ainda mais a importância dos cuidados com o agente transmissor.