23/01/2017

Prefeita Jeannyne assina termo de cooperação para impulsionar agricultura familiar e pesca

Parceria com Emater contempla consultoria para auxiliar no potencial da região; objetivo é ampliar geração de emprego e renda

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, assinou, na tarde desta segunda-feira (23), termo de cooperação técnica com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater) – representado pelo diretor-presidente Carlos Dias –, visando fortalecer a agricultura familiar e impulsionar a pesca em Jequiá da Praia.

“A parceria contempla consultoria técnica para auxiliar no potencial da região”, comemorou a gestora municipal, destacando que o objetivo da medida é ampliar a geração de emprego e renda.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) "Estado da Alimentação e da Agricultura", a agricultura familiar tem capacidade para colaborar com a erradicação da fome mundial e com o alcance da segurança alimentar sustentável. No Brasil, representa 84% de todas as propriedades rurais e emprega pelo menos cinco milhões de famílias.

O documento da ONU também menciona que a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos e preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta. No Brasil, já é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população, como o leite (58%), a mandioca (83%) e o feijão (70%).

O setor de pesca, por sua vez, além de ter uma grande capacidade de gerar empregos diretos e indiretos para comunidades de pescadores, tem proporcionado importantes debates acerca de aprimoramento de técnicas e de conscientização do pescador sobre sua importância como fonte da crescente economia dos municípios e do Estado.