22/02/2017

Prefeita participa de audiência pública para conhecer proposta de construção de aterro sanitário

Encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do município de Teotônio Vilela

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, participou de audiência pública para apresentação da proposta de construção de aterros sanitários nos municípios integrantes do Consórcio de Municípios da Região Sul (Conisul) – que abrange diretamente 15 cidades do sul do estado. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do município de Teotônio Vilela.

“A audiência pública teve como objetivo apresentar e discutir a concessão dos serviços de transbordo e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. E todos ganham com esse avanço, principalmente o meio ambiente”, destacou Jeannyne.

Também estavam presentes: o presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão; o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres; e a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Jequiá da Praia, Luana Spotorno.

O Conisul é uma associação pública de municípios, sem fins lucrativos, que tem por objetivo gerenciar compras em conjunto entre os municípios membros nas áreas de saúde, iluminação pública, gerenciamento de resíduos sólidos (caso dos aterros sanitários), dentre outras. Atuando em grupo, os municípios conseguem descontos na compra de medicamentos e na contratação de serviços, como a instalação dos aterros.

O prazo previsto para instalação do primeiro aterro do Conisul é junho de 2019, após realizados os procedimentos legais.