21/03/2017

Prefeita se reúne com presidente do Conisul para debater avanços no atendimento ao município

Atuando em grupo, membros do Consórcio conseguem descontos na compra de medicamentos e na contratação de serviços

A prefeita Jeannyne Beltrão se reuniu com o presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, para debater melhorias e avanços no atendimento do Consórcio a Jequiá da Praia.

O Conisul é uma associação pública de municípios, sem fins lucrativos, que tem por objetivo gerenciar compras em conjunto entre os municípios membros, nas áreas de saúde, iluminação pública, gerenciamento de resíduos sólidos (caso dos aterros sanitários), dentre outras. Atuando em grupo, os municípios conseguem descontos na compra de medicamentos e na contratação de serviços, como a instalação dos aterros.

Um dos produtos principais do Conisul é a aquisição de medicamentos distribuídos à população. São comprados mais de 900 medicamentos, de tipos diferentes, de uma só vez, barateando o custo. São comprados, pelo sistema BB Licitações, do Banco do Brasil, remédios de básica, média complexidade, saúde mental, soluções injetáveis, correlatos e materiais odontológicos.

Marcius Beltrão citou como exemplo a cidade da qual é gestor, Penedo. Ele explicou que, com o Consórcio, o valor de alguns medicamentos chega a reduzir em 400%. Outra prefeitura beneficiada com o Consórcio é a de Jequiá da Praia.

Além de medicamentos para tratamentos, o Conisul também busca diminuir os custos e tornar mais acessível à população serviços de saúde – como exames, consultas especializadas e cirurgias.