28/03/2017

Secretário participa de reunião para estimular presença dos municípios alagoanos no Mapa do Turismo

Encontro preparou cidades no quesito infraestrutura e divulgação dos destinos, dando ênfase à vocação turística de cada região

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Jequiá da Praia, Cesár Júnior, participou ontem de reunião na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), juntamente com gestores e secretários de Turismo de outras cidades, para tratar de temas de interesse da área. O encontro teve como objetivo principal preparar os municípios no quesito infraestrutura e divulgação dos destinos, dando ênfase à vocação turística de cada região – esteja ela voltada para as praias, lagoas, cultura, arte ou gastronomia, entre outras.

A prefeita Jeannyne Beltrão destacou a importância da inserção dos municípios no Mapa do Turismo brasileiro, para assim receberem recursos por parte do Ministério do Turismo (Mtur). Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, essa é uma prioridade do Ministro da Pasta, Marx Beltrão. E foi para esclarecer possíveis dúvidas dos gestores municipais e aumentar a presença dos municípios de Alagoas no Mapa que o secretário participou do encontro. O instrumento - que se encontra em sua 6ª atualização - funciona como base de orientação para o Mtur no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a estruturação e promoção do segmento.

Atualmente, Alagoas possui 28 municípios presentes no Mapa do Turismo, ou seja, o MTur reconhece que 28 cidades adotam o turismo como um dos principais fatores para desenvolver a economia local, o que otimiza o repasse de recursos federais e investimentos em projetos.

Na ocasião, Helder Lima destacou a importância de os gestores municipais apresentarem as suas principais demandas, ressaltando as ações do Governo do Estado que potencializam o turismo nas regiões, como o trabalho de sinalização turística.

“Com um mapa que apresente de forma fiel a oferta turística de Alagoas, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados em parceria com o Governo Federal. Nesse sentido, é importante que os prefeitos e secretários de Turismo estejam atentos às demandas de seus territórios para que, a quatro mãos, realizemos um trabalho sério que fomente as potencialidades turísticas de cada município”, explicou o secretário.

Ele adiantou que um banco de projetos está sendo desenvolvido, em parceria com a AMA, para que o Governo do Estado tenha acesso às ideias de execução simples, como reformas nas orlas municipais, construções, dentre outras.

Os gestores aproveitaram o encontro para esclarecer detalhes sobre a 6ª edição do Mapa do Turismo Brasileiro. Durante a reunião, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) receberam a documentação dos municípios necessária para a inscrição. O período para cadastro de documentos no sistema para inserção no Mapa do Turismo é de 1º de junho até 31 de julho de 2017.