13/09/2017

Saúde do município de Jequiá da Praia comemora um ano sem novos casos de mortalidade infantil

Prefeitura vem ampliando atendimento humanizado nas áreas da Saúde com finalidade de fortalecer estratégias preventivas, de acordo com diretrizes do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Jequiá da Praia comemora um ano sem novos casos de mortalidade infantil. A conquista faz parte de plano de ação especial integral às gestantes e às crianças de 0 a 1 ano de idade que correm algum tipo de risco de morte, sendo auxiliados na elaboração de estratégias de políticas de saúde.

De acordo com a prefeita Jeannyne Beltrão, enquanto a maioria dos municípios busca a redução da taxa de mortalidade infantil, Jequiá da Praia apresenta expressiva posição. “A luta é para diminuir o indicador, mas graças ao nosso comprometimento e equipe comprometida com os dados positivos, conseguimos zerar os números de óbitos. Reflete o nosso trabalho no atendimento às gestantes, acompanhamento das crianças, garantindo vacina, pediatra, exames, entre outros serviços”, afirmou.

A secretária de Saúde, Patrícia Cavalcante, lembra a importância do incentivo à amamentação e organização dos grupos de apoio com psicólogos e de planejamento familiar. “Fazemos também um acompanhamento de busca ativa de crianças que não compareceram às consultas médicas agendadas. Promovemos também a Semana do Aleitamento Materno, com um conjunto de ações nas unidades básicas de saúde do município, com o objetivo de incentivar a amamentação e todo acompanhamento humanizado no Programa Saúde da Família”, ponderou.

A Prefeitura vem ampliando o atendimento humanizado nas áreas da Saúde com a finalidade de fortalecer as estratégias preventivas de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações são voltadas para a mortalidade infantil, a cobertura vacinal, atenção à saúde do idoso e demais áreas e setores populacionais mais vulneráveis. (Fonte: AMA)