23/05/2017

Secretaria de Agricultura firma convênio em benefício de criadores de bovinos e outras espécies

Objetivo é vacinar todo o rebanho da cidade contra a brucelose, doença que pode ser transmitida do animal para o homem

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Jequiá da Praia firmou, em parceria com a Agência de Defesa e Inspeção Pecuária (Adeal), convênio em benefício dos criadores de bovinos e outras espécies da região. A preocupação do órgão municipal é vacinar todo o rebanho da cidade contra a brucelose, doença que pode ser de origem zoonótica - transmitida do animal para o homem.

“Em Jequiá da Praia está sendo seguido o calendário vigente. A não-vacinação desses animais acarretará, ao criador, penalidades impostas pelo órgão fiscalizador”, destacou a prefeita Jeannyne Beltrão. Ela lembrou que somente com a atividade pode-se garantir a sanidade do rebanho e a segurança da população. “Estamos ofertando um produto de melhor qualidade”, considerou.

A prevenção contra a brucelose é importante, pois lida com um dos produtos indispensáveis à mesa das pessoas, que é o leite. Segundo Instrução Normativa nº 10, de 3 de março de 2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é obrigatória a vacinação, contra a doença, de fêmeas de bovinos e bubalinos com idade de três a oito meses. Uma única dose protege o animal por toda a vida.