07/12/2017

Prefeita Jeannyne participa da XIX Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, sediada em Maceió

Durante a programação, foram discutidos assuntos pertinentes aos quatro países, como conectividade aérea, promoção de destinos e roteiros integrados, além da possibilidade da construção de parques temáticos para a região

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, esteve presente na XIX Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, sediada no Jatiúca Hotel & Resort nesta quinta-feira (7). O encontro contou com a participação dos ministros do Turismo Max Beltrão (Brasil), Gustavo Santos (Argentina), Liliam Kechichian (Uruguai) e Marcela Bacigalupo (Paraguai), além de representantes do trade turístico e gestores públicos ligados à área.

“Estamos fomentando o turismo em Jequiá da Praia, um dos municípios mais visitados da região sul de Alagoas. A promoção conjunta é muito importante para o fortalecimento da atividade”, considerou Jeannyne, reforçando o trabalho do ministro do Turismo, Marx Beltrão, em sediar o encontro na capital alagoana e por conduzir de forma positiva as ações do turismo em Alagoas e todo o País.

Durante a programação do evento, foram discutidos assuntos pertinentes aos quatro países, como conectividade aérea, promoção de destinos e roteiros integrados, além da possibilidade da construção de parques temáticos para a região. Também foi lançado o novo Fungetur, a linha de crédito do Ministério do Turismo, com condições diferenciadas para dinamizar o mercado. Nele, as micro e pequenas empresas terão prioridade para acessar os R$ 450 milhões disponíveis para construção, reforma, ampliação ou compra de equipamentos turísticos. No novo formato, oito instituições financeiras estarão habilitadas para gerir o recurso.

Segundo o ministro Marx Beltrão, o turismo é um dos setores da economia que mais cresceram nos últimos anos e o Fungetur irá fortalecer ainda mais esse crescimento. “A oferta de mais crédito tem como objetivo manter esse crescimento e dar mais fôlego para que empresários continuem investindo, gerando emprego e renda através de nosso setor”, afirmou.

Turismo do Mercosul - Esta é a segunda vez este ano que Maceió sedia encontros internacionais para tratar de assuntos ligados ao turismo do Mercosul. Em julho, foi anunciado na capital alagoana o Brasil Mais Turismo, programa do governo federal que tem como objetivo impulsionar o turismo no Brasil e elevar o número de passageiros em viagens nacionais.

Os países do Mercosul enviam, juntos, quase metade de todos os turistas internacionais que o Brasil recebe. No último ano, dos 6,6 milhões de visitantes estrangeiros que desembarcaram no País, 3 milhões vieram do bloco econômico. E, sob a coordenação de Marx Beltrão, os ministros alinharam uma estratégia de promoção conjunta nos mercados distantes, como a China; defenderam a aproximação do turismo com o Patrimônio Histórico e trataram da criação de roteiros integrados entre os países membros do bloco econômico, a exemplo do que ocorre com a Rota das Missões Jesuíticas, que une o Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

Ao final da XIX Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, os participantes assinaram uma declaração conjunta a favor do fortalecimento dos parques temáticos como indutores do turismo na região. Marx Beltrão defendeu, ainda, a promoção conjunta e o roteiro integrado nos países do Mercosul como caminho para tornar o turismo no bloco econômico mais competitivo no cenário mundial.