05/12/2017

Jeannyne Beltrão assina, junto a outros prefeitos alagoanos, termo para encerramento dos lixões

Objetivo é melhorar qualidade de vida da população, promover sustentabilidade e cumprir a Lei de Resíduos Sólidos

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, e outros 41 prefeitos alagoanos assinaram nesta terça-feira (5) Termo de Acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) para o encerramento dos lixões até abril de 2018. O evento ocorreu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e, além dos prefeitos, contou com a presença de representantes de diversos órgãos ligados ao meio ambiente.

“O intuito [da assinatura do Termo] é melhorar a qualidade de vida da população, promover a sustentabilidade e cumprir a Lei de Resíduos Sólidos. Em Jequiá da Praia realizamos ações de educação ambiental junto à Semmarh [Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], visando manter a nossa cidade limpa e preservando o meio ambiente”, destacou Jeannyne. O procurador do Município, Diego Mousinho, e o secretário de Finanças, Hamilton Soriano, também participaram do evento.

Trabalho silencioso - A luta pelo fim dos lixões em algumas cidades alagoanas é um trabalho silencioso dos prefeitos, que há anos defendem uma fonte de financiamento para a execução das políticas determinadas pela legislação. De acordo com a política pública de resíduos, devem ser implantados, nos municípios, a coleta seletiva, a recuperação das áreas degradadas, o incentivo à reciclagem, a gestão responsável dos resíduos sólidos, entre outros itens essenciais à conservação e proteção ambiental.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a AMA tem buscado auxiliar os gestores. Nos últimos anos, a gestão municipal de resíduos sólidos em Alagoas apresentou avanços em relação às obrigações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apesar das dificuldades financeiras que os municípios atravessam.

“O Governo do Estado já está fazendo licitação para adquirir material, como caminhões compactadores, para apoiar os municípios nesse processo”, destacou o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres. Além dos prefeitos, representantes do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e dos Consócios Públicos também participaram da reunião e mostraram preocupação não só em encerrar os lixões, mas também em recuperar as áreas afetadas.