09/11/2017

Jequiá da Praia avança na Avaliação Nacional da Alfabetização e segue como referência na Educação

Mais uma vez, município destaca-se como o melhor do Estado, com resultados acima da média em exames realizados entre alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

O município alagoano de Jequiá da Praia avançou na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), conforme resultado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destacando-se mais uma vez como o melhor do Estado e seguindo como referência na área de Educação.

A estrutura da avaliação envolve o uso de instrumentos variados, medindo o nível de alfabetização e letramento em língua portuguesa; e alfabetização matemática das crianças regulamente matriculadas no 3° ano do Ensino Fundamental. O resultado das crianças jequiaenses que realizaram a prova foi considerado acima da média, com desempenho satisfatório em leitura de 77,17%, em escrita de 86,62%, em matemática de 81,55%.

A secretária municipal de Educação, Edvânia Lessa, e sua adjunta, Maria Cristina, parabenizaram a todos os profissionais da área pelo resultado alcançado na ANA e ressaltaram que os números comprovam o compromisso da prefeita Jeannyne Beltrão para com os alunos da rede municipal, com ações sempre voltadas para a valorização do professor e a qualificação do ensino. “A Educação de Jequiá da Praia é nota 10!”, comemoraram as secretárias.

A ANA é um instrumento de avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que prevê a alfabetização plena de todas as crianças até os 8 anos de idade e examina os conhecimentos dos estudantes em três áreas: leitura, escrita e matemática. Em 2015, os dados do exame mostraram que 22,21% das crianças dessa etapa só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas. Em escrita, 26,67% desses alunos não tinham aprendizagem considerada adequada, enquanto em matemática o número subiu para 57,5%.

O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas até 2024. De acordo com o Relatório de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), mais da metade dos alunos do 3º ano do Fundamental estão nos dois níveis mais baixos de alfabetização.