31/08/2017

Iniciativa: jequiaenses recebem diploma de capacitação do programa Mulheres Mil

Valorização feminina com qualificação profissional e inclusão econômica tem transformado milhares de vidas por todo o País

Cerca de 120 mulheres do município de Jequiá da Praia-AL receberam diploma de capacitação do programa Mulheres Mil, que promove a valorização feminina com qualificação profissional e inclusão econômica. A iniciativa é pioneira e partiu do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, e tem transformado a vida de milhares de pessoas em todo o País. Por isso, o acesso ao programa vem sendo expandido dentro do Ifal: mais de 3 mil vagas foram ofertadas somente entre outubro de 2016 e agosto deste ano, para qualificar e contribuir com o resgate da autoestima dessas mulheres. São cursos profissionalizantes, do tipo Formação Inicial e Continuada (FIC).

Inclusão - Entre essas ações realizadas com o objetivo de capacitar, as jequiaenses puderam conhecer os cursos de Preparadora de Doces e Conservas; Operadora de Beneficiamento de Pescado; Artesã de Biojoias; Confeccionadora de Lingerie; e Moda Praia. O secretário de Assistência Social, Domício Júnior, explicou que a meta é estimular a inclusão educacional, produtiva e social. "Estamos tocando os projetos sociais com o apoio da prefeita Jeannyne Beltrão e proporcionando oportunidade e qualidade de vida para a nossa gente", enfatizou ele.

Após horas dedicadas ao estudo técnico profissionalizante, o sentimento de alegria esteve representado durante a solenidade de entrega dos diplomas de capacitação. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Jequiá da Praia, André Palmeira; do chefe de Gabinete, José Alcides; da secretária de Educação, Edvania Lessa; e da secretária de Administração, Quitéria Magna. Além deles, a gestora institucional do programa Mulheres Mil, Luiza Jaborandi, representando o Ifal; o supervisor local José Alberto e a orientadora acadêmica Elda Rocha.