22/11/2017

Vice-prefeito e secretário de Assistência Social entregam certificados do curso de capitonê

Capacitação beneficiou grupo de mulheres do povoado Sinimbu com mais uma opção de emprego e renda

O vice-prefeito de Jequiá da Praia, André Palmeira, e o secretário municipal de Assistência Social, Domício Júnior, participaram da entrega de certificados da primeira turma do curso de capitonê, que beneficiou um grupo de mulheres do povoado Sinimbu.

Trinta e cinco mulheres receberam o documento contendo a indicação de carga horária de 120 horas. O curso foi ministrado pela instrutora Margarida Maria Honorato dos Santos, do Programa de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda.

“Os programas de capacitação geram mais uma opção de emprego e renda. A prefeita Jeannyne Beltrão tem apoiado o nosso trabalho para que mais pessoas possam ser capacitadas para o mercado de trabalho”, afirmou o secretário Domício. O evento contou também com a presença do chefe de gabinete da Prefeitura, José Alcides.

A técnica capitonê consiste em um estilo de acabamento para tapeçaria, muito utilizado na época vitoriana. O efeito é usado em couro ou estofamento de móveis/almofadas em tecido e tem botões ou pontos aplicados que formam uma padronagem geométrica.

“Capitonê é primariamente uma técnica aplicada ao tecido, em almofadas quadradas e redondas, em cabeceiras estofadas de cama, sofás de couro ou tecido. Além do capitonê que cria um efeito visual de furos na superfície, há também o capitonê que forma dobraduras no tecido, feitas no cetim ou fitas. Essa padronagem cria flores e textura na base de almofadas ou mantas”, explicou Margarida.

De acordo com a prefeita Jeannyne, a capacitação é uma forma alternativa que o Município encontrou para oferecer novas oportunidades de renda às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “O Município está empenhado em fortalecer políticas de trabalho, emprego e renda para os jequiaenses e esse curso representa uma boa oportunidade às mulheres do povoado Sinimbu”, ressaltou a gestora de Jequiá da Praia.