Notícias

05/10/2017

Jequiaenses prestigiam início dos festejos em comemoração à padroeira, Nossa Senhora do Pilar

Programação se estende até o dia 12 de outubro e reúne missas, batizados, encontros de oração, procissões e apresentação de corais

image

A comunidade católica de Jequiá da Praia prestigiou o início das festividades em comemoração à padroeira do município, Nossa Senhora do Pilar – que se estendem até o dia 12 de outubro. Os festejos ocorrem durante toda a semana, com uma programação envolvendo missas, batizados, encontros de oração, procissões pelas ruas da cidade e apresentações de corais católicos na Igreja-Matriz.

“Esperamos de coração que esse seja um momento de profunda renovação espiritual para nós, encontrando, no Pilar de Maria, a força e o sentido verdadeiro de louvar e professar a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo”, enfatizou o padre Alex Oliveira.

História da padroeira - Nossa Senhora do Pilar é uma invocação mariana católica, padroeira da Hispanidade, venerada na Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça, na Espanha.

Segundo uma visão da freira alemã Anna Catarina Emmerich (1774-1824), Maria, a mãe de Jesus, teria aparecido diante do apóstolo Tiago quando este se encontrava em Saragoça, na Espanha, no século I. Maria estaria envolta em uma coluna de luz e lhe teria ordenado a construção de um templo naquela localidade.

O fato é que, nos primórdios da comunidade cristã em Saragoça, foi construída uma pequena capela às margens do Rio Ebro em homenagem a Nossa Senhora. A capela foi, sucessivamente, reconstruída e ampliada ao longo dos séculos, até se converter na atual Catedral-basílica de Nossa Senhora do Pilar.

mais notícias