Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Programas e Projetos - Saúde

Programas e Projetos - Saúde

AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

 I – ATENÇÃO BÁSICA:

Atenção Básica ou Atenção Primária em Saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial, seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.

Na Unidade básica de Saúde (UBS) é possível receber atendimentos básicos em Clínica Geral, Enfermagem, Pediatria, Ginecologia e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A Atenção Básica de Jequiá da Praia possui 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 5 equipes de Saúde da Família e 5 equipes de Saúde Bucal (ESF/ESB), 1 posto de apoio, 01 polo de Academia da Saúde, 01 equipe de Saúde em Casa. Além de desenvolver ações de promoção à saúde, programa de saúde na escola – PSE, ações de vigilância alimentar e nutricional, acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família. Atenção Básica de Jequiá da Praia desenvolve os programas de saúde de forma articulada, Rede de Atenção à Saúde, e dentro dos níveis do SUS.

REQUISITOS NECESSÁRIOS:

Para o usuário ter acesso aos atendimentos aos serviços de saúde do município ele deve fazer seu cadastro (CARTÃO SUS) e da sua família na unidade de saúde mais próxima da sua residência. Para realizar o cadastro, é preciso comprovante de endereço, documento de identidade e, no caso de menores (acompanhados dos pais), a certidão de nascimento. Sempre que precisar dos serviços do posto de saúde, o usuário deve levar o Cartão SUS.

Programas e Ações de Atenção Básica:

1- PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde

2- Atenção Integral a Saúde da Mulher, Homem, Criança e Idosos

3- Controle da Hanseníase

4- Controle da Tuberculose

5- Controle da Hipertensão e Diabetes

6- Prevenir e Controlar as Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS

II – ATENÇÃO ESPECIALIZADA

Facilitar o acesso à oferta de tecnologia de maior complexidade, regulando a sua incorporação a partir de critérios de necessidades, eficiência, eficácia, efetividade e qualidade técnicas científica.

Reorganizar a atenção especializada, a partir da redefinição do perfil assistencial da rede de serviços de apoio à atenção básica, visando garantir a integralidade da assistência.

Programas e Ações de Atenção Especializada:

1- Atenção Hospitalar

2- Serviços Diagnósticos

3- Atenção de Média Complexidade

III – ATENÇÃO À ASSISTENCIA FARMACÊUTICA

Garantir ao usuário do SUS o acesso ao medicamento seguro e eficaz, otimizando todo o processo de disponibilização de insumos farmacêuticos.

Programas e Ações de Assistência Farmacêutica:

1- Medicamentos da Assistência Farmacêutica Básica

a) Programa de Dispensação de Insumos de Diabetes

b) Padronização Municipal (medicamentos padronizados pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme necessidade básica da população)

2- Medicamentos de Dispensação Excepcional (alto custo)

3- Medicamentos Estratégicos: Hanseníase, Tuberculose, Leishmaniose, Meningite, Tracoma, Cólera, Malária, Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, Lúpus Eritematoso e Planejamento Familiar;

4- Dispensação de Suplementos Nutricionais e Fraldas Descartáveis.

IV – VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Prevenir e controlar danos, perigos e agravos à saúde coletiva, através do monitoramento dos fatores de riscos oriundos da produção e consumo de bens e serviços, das zoonoses e da transmissão de doenças que sejam alvo de controle da vigilância à saúde.

A) VIGILÂNCIA SANITÁRIA:

Controlar riscos oriundos da produção e consumo de bens e serviços, meio ambiente, inclusive os ambientes de trabalho, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.

Reduzir as taxas de morbimortalidade por doenças e fatores de risco relacionados ao meio ambiente, diminuindo danos à saúde individual e coletiva. Programas e Ações de Vigilância Sanitária: Prevenir e controlar os riscos sanitários relativos aos produtos, serviços, saúde ambiental e ambientes de trabalho

B) VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Reduzir a morbimortalidade decorrente das doenças e agravos prevalentes, mediante a intensificação de ações de caráter preventivo e curativo, individuais e coletivos Programas e Ações de Vigilância Epidemiológica

1- Prevenir e controlar as doenças imunopreveníveis (Vacinas)

2- Controlar as doenças não transmissíveis;

3- Controlar as doenças transmissíveis;

4- Monitorar os agravos de relevância epidemiológica (Sífilis, HIV/AIDS, investigação de óbitos infantis e maternos);

5- Alimentar e manter atualizados os sistemas de informação da vigilância epidemiológica (SIM, SINASC, SINAN, API, TBWEB);

6- Prevenir e controlar as zoonoses e agravos produzidos por animais e demais vetores urbanos, inclusive a Dengue;

7- Detecção dos agravos à saúde do trabalhador.

V- MARCAÇÃO DE EXAMES

Central de Regulação de Consultas e Exames tem o objetivo de possibilitar ao cidadão jequiaense o acesso à assistência especializada, em consultas, exames e cirurgias de pequeno e grande porte. A central de regulação é responsável pelo acesso aos serviços ambulatoriais e hospitalares ofertados no município e Estado, no intuito de organizar a relação entre a oferta e a demanda qualificando o acesso da população aos serviços de saúde no SUS e no Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas - CONISUL.

O fluxo de regulação inicia-se nas unidades de saúde do SUS, onde o médico avalia a necessidade de encaminhamento do paciente a uma avaliação especializada, cirurgias ou realização de exames.

VI- ACADEMIA DE SAÚDE

programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos com infraestrutura e profissionais qualificados.

As academias da saúde são dotadas de equipamentos e como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde, atuando com equipe multiprofissional: Educador Físico, Enfermeira, Nutricionista, Farmacêutica e Psicóloga. O acesso dos usuários é através das UBS.

VII – GESTÃO EM SAÚDE

Aperfeiçoar e consolidar a descentralização do SUS, fortalecendo a gestão municipal e aprimorando os processos de negociação e pactuação, atendendo às necessidades e demandas locais.

Fomentar o desenvolvimento de ações intersetoriais, visando a promoção à saúde através da informação, educação e comunicação, fortalecendo o processo participativo e corresponsável.

Programas e Ações de Gestão em Saúde

1- Incentivo ao processo de participação social (Conselho Municipal de Saúde, Serviço de Ouvidoria)

2- Implantação da rede de informações para a gestão do SUS e atenção integral à saúde (Cartão SUS, Sistemas de Informação Ambulatorial, SISPRENATAL, CNES)

3- Formação de consciência sanitária em vigilância à saúde através de campanhas educativas (Combate à dengue, conscientização sobre DST/AIDS, combate a diversos vetores, atividade física, prevenção ao câncer de colo, combate ao tabagismo, campanhas de vacinação, orientações diversas em datas comemorativas).