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Planejamento Estratégico - Controladoria Geral

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL
2021 -2024

CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE JEQUIÁ DA PRAIA/AL

APRESENTAÇÃO

O planejamento estratégico é a ferramenta de gestão que permite
definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para
atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente
analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que
permitirão chegar onde se deseja.

A Controladoria-Geral do Município de Jequiá da Praia (CGMJP) apresenta o seu planejamento estratégico para o período de 2021 a 2024.
Desde o ano de 2021 buscamos tornar a CGM um órgão de excelência
no âmbito do Poder Executivo. Somos conscientes das dificuldades
enfrentadas por todas as secretarias do governo municipal,
especialmente, em um ano de pandemia. Porém, podemos usar de
ferramentas de gestão para que possamos superar os desafios e
trabalharmos para a minimização dos efeitos das dificuldades.

Uma boa gestão está alicerçada em conhecer o cenário interno e
externo, avaliando os pontos de melhoria, buscando fortalecer os
pontos fortes, mapeando as ameaças para se preparar
estrategicamente e aproveitando as oportunidades para usá-las de
forma positiva nas atividades da organização.

É fundamental, portanto, um planejamento estratégico que estabeleça
a missão, visão e valores do órgão, bem como aponte todos os esforços
da organização para uma mesma direção. Dessa forma, por meio deste
documento, a CGM consolida seu planejamento para os próximos 03
(três) anos estabelecendo metas e indicadores para acompanhar e
mensurar os trabalhos desenvolvidos e os respectivos resultados.

CONTEXTO LEGAL

O planejamento das ações governamentais está previsto na tríade
composta pelo Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias
(LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), sendo os três principais
instrumentos previstos no ordenamento legal brasileiro para o
planejamento governamental, em seus três níveis de governo.

Esta tríade é um instrumento de organização das ações de Governo,
no âmbito da Administração Pública Municipal, e foi concebida de
acordo com o plano de governo submetido à população por ocasião do
pleito eleitoral de 2020, bem como o processo de planejamento
desenvolvido em 2021.

 

A Controladoria-Geral do Município de Jequiá da Praia (CGM), em consonância
com as definições estratégicas da Prefeitura Municipal de Jequiá da Praia,
definiu as seguintes premissas do órgão:

- MISSÃO DA CGM:


Promover e fomentar o controle e a transparência da aplicação dos
recursos públicos no âmbito no Município, contribuindo para
uma gestão pública íntegra, responsável e com foco no cidadão.

A escolha da missão da CGM foi fundamentada na seguinte exposição
de motivos:

I - a promoção do controle e da transparência são os objetivos
principais da CGM como órgão do sistema de controle interno,
conforme dispositivos legais;

II - o fomento ao controle e transparência justifica-se pela necessidade
da CGM ser uma indutora e consultora em assuntos de controle interno
no âmbito do município de Jequiá da Praia;

III - a integridade traduz o indicativo de o agente público ser probo,
honesto;

IV - a responsabilidade reflete a forma de atuação da gestão pública,
atuando com zelo e prudência;

V – O foco no cidadão é a razão e a finalidade de todo gestor público.
 

- VISÃO DA CGM:

Ser reconhecida pelo cidadão Jequiá da Praia como um órgão de grande
atuação na área de controle interno.

A escolha da visão da CGM foi fundamentada na seguinte exposição de
motivos:

I – o reconhecimento da população será a materialização do resultado
das ações da CGM, servindo como parâmetro para avaliar a visibilidade
do órgão perante a sociedade;

- VALORES DA CGM:

Conformidade, Integridade, transparência, ética, excelência e
inovação.

A escolha dos valores da CGM foi fundamentada na seguinte exposição
de motivos:

I - a conformidade reflete o cumprimento dos dispositivos legais;

II - a integridade reflete o compromisso dos servidores na conduta de
honestidade;

III – a transparência reflete a necessidade de publicizar os gastos
públicos;

IV - a excelência reflete a busca pela melhoria dos processos, do
resultados e do nível de governança que se busca atingir;

V - a inovação reflete a busca por melhores tecnologias para o alcance
dos resultados da CGM.