Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Jequiá da Praia realizaram nesta quarta-feira (23) uma capacitação de coleta seletiva de resíduos sólidos com garis e agentes de saúde comunitários. A ação foi realizada no auditório da prefeitura.
Os garis, que exercem a função de recolhimento do resíduos para o caminhão coletor, foram orientados a não misturar o material reciclável daquele não reciclável separado pela população. Assim, os materiais reutilizáveis serão destinados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jequiá da Praia (ASCAMAR).
Já os agentes comunitários de saúde serão multiplicadores, fazendo o trabalho de porta em porta e ajudando na campanha da coleta seletiva no município.
"O objetivo é sensibilizar a população para a efetiva participação na coleta seletiva e na correta separação dos materiais. A contribuição dos multiplicadores, e neste caso, os agentes de saúde comunitários, na coleta seletiva municipal tem grande importância para a ampliação e fortalecimento dessa campanha em todo município", explica o secretário de Meio Ambiente, Luiz Antônio Gomes.
A capacitação abordou o panorama e o gerenciamento dos resíduos sólidos em Jequiá da Praia, os aspectos de saúde em relação ao destino inadequado dos resíduos sólidos, além de conceitos, classificação e responsabilidades.