A Prefeitura de Jequiá da Praia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, realizou nesta terça-feira (30) a entrega de quiosques para comerciantes do município, além de um auxílio no valor de R$ 5 mil para cada um.
O auxílio tem como objetivo ajudar os comerciantes e pequenos empresários a equiparem os seus estabelecimentos, além de garantir um capital de giro para o início dos negócios. Os quiosques ficam localizados nas praças Napoleão Martins e José Pacheco, ambas no Centro, e na praça da Barra de Jequiá.
De acordo com o prefeito Felipe Jatobá, o objetivo da ocupação regular dos quiosques e do auxílio é o de fomentar o comércio e a gastronomia local, dando vida aos espaços públicos, para que as famílias da cidade e visitantes possam desfrutar de um espaço de lazer, em segurança.
“A Praça Napoleão Martins é um espaço que pode ser desfrutado com toda família. E para ter vida na praça, foram entregues as chaves para os pequenos empresários, que vão promover a gastronomia no local. A prefeitura foi parceira com cada um deles, entregando um valor de R$ 5 mil, onde serão investidos tanto na compra de equipamentos, como na capital de giro”, afirma o prefeito.
Para o secretário de Turismo e Comércio, Rafael Antenor, o auxílio é um suporte para que os comerciantes iniciem as vendas. “Tenho a plena certeza do quanto será extremamente importante para as famílias contempladas e para a nossa população. Quero destacar o grande empenho, interesse e sensibilidade do prefeito Felipe Jatobá de, além da entrega dos quiosques, conceder um valor de 5 mil reais, para auxiliar os contemplados nessa hora tão difícil, que é a de abrir seu negócio, podendo ser utilizado para a compra de equipamentos e também como capital de giro”, destacou o secretário.
Beneficiados
Uma das ganhadoras do quiosque é Rita Nery, de 32 anos. Ela afirma que vai vender petiscaria. Dentre os produtos está o acarajé, o caldinho de diversos sabores, o churrasco, iscas e bolinhos.
“Estava em busca de uma oportunidade como essa. Estou muito feliz e quero começar o mais rápido possível. Agradeço por terem acreditado na gente, para que a gente possa dar continuidade com o que gosta”, afirma Nery, que também participa do curso Auxíliar de Cozinha, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jequiá da Praia e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
Ela diz que o auxílio será importante para que possa equipar o quiosque e, assim, fornecer melhor atendimento ao público.
“Eu pretendo com esse auxílio comprar tacho, chapa, freezer, junto com as minhas economias que eu estava planejando. Vou também comprar banner, fardamento. O auxílio vai ser uma ajuda e tanto para custear os materiais maiores”, complementa.
A comerciante Andreza Rayana Freire, de 25 anos, também falou sobre a conquista.
“Muito gratificante, vai me ajudar nas vendas, no turismo de Jequiá. Porque a praça está muito linda, mas estava parada. Vou trabalhar com diversidade de lanches, bebidas, vou funcionar de segunda a sexta, todos os horários e fim de semana só a tarde e à noite. Com o dinheiro, vou investir em estoque, comprar material, um freezer que não tenho, uma estufa de qualidade”, comenta Andreza.