Os Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs) têm sido um forte aliado na conscientização ambiental e coleta de materiais recicláveis no município de Jequiá da Praia.
Com oito pontos de entregas distribuídos em seis povoados diferentes, os equipamentos tem sido um diferencial no dia-a-dia dos colaboradores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar) da cidade. Além do Centro – próximo à Câmara Municipal e no Conjunto Jorge Castro- , os PEVs estão localizados nos povoados Alagoinhas, Paturais e Lagoa Azeda.
De acordo com o presidente da Associação, Marco Antônio Barreto dos Santos, com o auxílio da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), a coleta de materiais tem se tornado uma opção viável de fonte de renda.
“O trabalho de conscientização, que é feito com a população e principalmente com os alunos, faz com que as pessoas tenham consciência do descarte correto dos materiais. Assim podemos recolhê-los mais facilmente e destiná-los para o local adequado”, afirma Marco Antônio.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Antônio, a Prefeitura incentiva as práticas educativas e socioambientais.
“Ao longo do ano temos um cronograma recheado de atividades, que vão desde os mutirões de limpezas do rio e lagoa, bem como as atividades voltas ao público escolar, como as semanas do Meio Ambiente e do Manguezal, por exemplo”, relata o secretário municipal.