INSTITUCIONAL
APRESENTAÇÃO
A Secretaria Municipal de Transportes, Órgão de Assistência Direta da Prefeitura Municipal de Jequiá da Praia, criada através da Lei Delegada nº 01 de 01 de fevereiro de 2022, a qual dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa e dá outras providências.
A Secretaria Municipal de Transportes é responsável em atender todas as demais Secretarias integrantes da Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Jequiá da Praia, dando suporte e auxiliando no transporte de pessoas ou de materiais, como forma de contribuir com o desenvolvimento de suas atividades e com o crescimento do município.
IDENTIFICAÇÃO
Secretário Municipal de Transporte e Trânsito Urbano: Victor de Goes Dourado Gomes
E-mail: victorgoesdourado@gmail.com
MISSÃO
Ofertar transporte público com qualidade, atendendo com cordialidade e de forma igualitária todos que dele se utilizam ou que venham a utilizar.
VISÃO
Ser a opção de transporte público seguro, oferecendo serviço de qualidade e atento às necessidades dos cidadãos, com presteza e respeito.
VALORES
Excelência, Transparência, Humanização, Ética, Trabalho em Equipe, Profissionalismo, Competência, Segurança, Valorização do Trabalhador, Pensamento Sustentável, Respeito pela Comunidade, Comunicação Clara e Eficaz.
JUSTIFICATIVA
O poder público tem o dever de elaborar políticas públicas que proporcionem melhorias na vida das pessoas. Partindo dessa premissa, foi criada a Secretaria Municipal de Transportes, visando o planejamento das ações de transportes, no âmbito do Município, seja através do transporte público gratuito ou terceirizado. A secretaria tem a responsabilidade em realizar o gerenciamento e a manutenção da frota municipal, controlando e fiscalizando os sistemas de transporte público e ainda atender aos usuários, com um transporte, adequado, seguro e de qualidade.
COMPETÊNCIAS DA SECRETARIA
A Secretaria Municipal de Transportes tem como atribuições:
* Planejar, gerenciar e operar o sistema de transporte público do município, de forma direta ou através de entidades da administração indireta, visando melhorar a qualidade de vida da população (o sistema de transporte público compreende os subsistemas de transporte coletivo, transporte geral, viário e circulação);
* Viabilizar a política municipal de transportes, fixando prioridades, diretrizes, normas e padrões;
* Controlar e fiscalizar os sistemas de transporte público;
* Promover convênios e consórcios com instituições diversas relativos às questões de transporte.
DIRETRIZES
* Organizar o sistema de transporte geral;
* Implementar a melhoria do sistema de transporte público;
* Implementar melhorias na infraestrutura e serviços (estradas vicinais)
* Garantir o acesso do transporte público e de veículos à toda população;
* Implantar e melhorar os abrigos, junto aos pontos de paradas de embarque e desembarque do transporte público, buscando proporcionar aos usuários mais conforto, segurança e informação.
FINALIDADES
Oferecer soluções para as demandas de movimentação, seja de pessoas ou de mercadorias, reduzindo custos e distâncias, com infraestrutura adequadas, veículos adequados e dentro dos padrões legalmente estabelecidos.
OBJETIVO GERAL
Planejar, gerenciar e operar o sistema de transporte público do município, visando melhorar a qualidade de vida da população.
PÚBLICO ALVO
* Secretarias integrantes da Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Jequiá da Praia
* População em Geral