A Secretaria Municipal de Assistência Social é uma unidade pública que tem como principal finalidade garantir a proteção social a todo cidadão que dela necessitar, este órgão é responsável por gerenciar, planejar, promover, fiscalizar, e executar a Política Nacional de Assistência Social, em coordenação com os demais órgãos do Município.
Serviços Ofertados:
* Gestão de políticas públicas de assistência social, Trabalho e Habitação;
* Escuta qualificada;
* Visitas domiciliares para averiguação de condicionalidades de programas;
* Cadastro único;
* Programa Auxílio Brasil;
* Atendimento Social;
* Carteira do idoso;
* Encaminhamento para equipamentos da assistência social;
* Encaminhamento de demandas para outras políticas públicas;
* Participação e promoção em campanhas e ações educativas;
* Atendimento do gestor responsável pela Assistência Social ao público;
* Parcerias com instituições públicas e privadas: Equatorial, Adefal, Incra, ICMbio, instituto de identificação, entre outros;
Requisitos, Documentos e Informações necessárias para acessar o serviço:
Possuir documentos pessoais (CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA NÚMERO DO NIS), sendo que a parte de acolhimento e orientação é realizada mesmo sem a apresentação de documentos.
Público em geral.
Principais Etapas do Serviço/Programa:
* Acolhimento – Triagem de documentação e de serviço solicitado;
* Encaminhamento ao setor responsável para o atendimento;
* Encaminhamento para outras políticas públicas
* Inclusão/atualização do Cadastro Único.
* Inclusão de beneficiários no Programa Auxílio Brasil
Canais de comunicação:
* Presencial, por demanda espontânea;
* Em decorrência de Busca Ativa realizada pela equipe da unidade;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outros serviços/Unidades da Proteção Social Básica;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outros serviços/ Unidade da Proteção Social Especial;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pela área de saúde;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pela área de educação;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outras políticas setoriais;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pelo Conselho Tutelar;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado poder judiciário;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pelo sistema de garantia de direitos (Defensoria Pública; Ministério Público; Delegacias)
* Outros Encaminhamentos
* Assistencia-jequia2021@hotmail.com
Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço:
Imediata e/ou por agendamento de visita domiciliar de um profissional ou técnico de referência da gestão.
Público Alvo:
Público em geral;
Famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza; Família inscritas no Cadúnico e/ou beneficíarias do programa auxílio brasil
Manifestação do Usuário:
Elogios, dúvidas ou reclamações do serviço prestado?