Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, é um serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que realiza atendimento especializado no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) à famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.
Serviços Executados:
* Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI.
Escuta qualificada;
Visitas domiciliares;
Estudo Psicossocial por violação de direitos;
Encaminhamentos à rede de proteção socioassistencial e outras políticas públicas; Campanhas/Ações Educativas;
* Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Sócioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
Escuta qualificada;
Visitas domiciliares;
Estudo Psicossocial por violação de direitos
Elaboração do PIA (Plano Individul de Atendimento)
* Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e sua famílias.
Escuta qualificada;
Visitas domiciliares;
Estudo Psicossocial por violação de direitos;
Encaminhamentos à rede de proteção socioassistencial e outras políticas públicas; Campanhas/Ações Educativas;
Requisitos, Documentos e Informações necessárias para acessar o serviço:
* Acolhida inicial;
* Visitas domiciliares;
* Estudo psicossocial por violação de direitos;
* Encaminhamentos à rede de proteção socioassistencial;
* Acompanhamento Especializado;
* Elaboração de Relatórios descritivos e circunstanciados.
* Articulação em rede
* Registro de Informação em prontuários e Plano de Acompanhamento Individual e/ou familiar.
Canais de comunicação:
* Presencial, por demanda espontânea;
* Em decorrência de Busca Ativa realizada pela equipe da unidade;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outros serviços/Unidades da Proteção Social Básica;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outros serviços/ Unidade da Proteção Social Especial;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pela área de saúde;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pela área de educação;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outras políticas setoriais;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pelo Conselho Tutelar;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado poder judiciário;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pelo sistema de garantia de direitos (Defensoria Pública; Ministério Público; Delegacias)
* Outros Encaminhamentos
Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço:
Atendimento imediato e visita domiciliar da equipe técnica de referência
Público Alvo:
Crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência que tenham seus direitos ameaçados ou violados. Também acompanhamento de medidas socioeducativas de liberdade assistida (LA) e prestação de serviço à comunidade (PSC) dos adolescentes em conflitos com a Lei.
Manifestação do Usuário:
Elogios, dúvidas ou reclamações do serviço prestado?