Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política de Assistência Social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social, se caracteriza como principal porta de entrada do SUAS, ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o CRAS é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção de assistência Social.
Serviços Ofertados:
* Serviço de proteção e atendimento integral á família (PAIF)
* Escuta qualificada;
* Visitas domiciliares;
* Cadastro único;
* Programa Auxílio Brasil;
* Oficinas educativas;
* Campanhas/Ações Educativas;
* Atendimento Social e psicossocial;
* Oferta de Benefícios eventuais para Famílias em situação de pobreza e extrema pobreza;
* Tarifa social;
* Apoio a pessoas portadoras de deficiência;
* Concessão de passe livre interestadual para pessoas portadoras de necessidades especiais;
* Orientações e encaminhamentos para inserção ao benefício de prestação continuada BPC/LOAS;
* Parcerias com instituições públicas e privadas: Equatorial, Adefal, Incra, ICMbio,
* Instituto de identificação, entre outros;
* Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;
* Cursos de capacitação profissional;
* Programa Criança feliz;
* Programa Feliz Jequiá;
* Programa Acolher;
* Programa do leite;
* Carteira do idoso;
* Programa cartão CRIA;
Requisitos, Documentos e Informações necessárias para acessar o serviço:
Possuir documentos pessoais (CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA NÚMERO DO NIS), sendo que a parte de acolhimento e orientação é realizada mesmo sem a apresentação de documentos. Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social; Preenchimento de cadastro da família;
Principais Etapas do Serviço/Programa:
* Acolhimento – Triagem de documentação e de serviço solicitado;
* Encaminhamento ao setor responsável para o atendimento;
* Encaminhamento para outras politicas públicas;
* Inclusão/atualização do Cadastro Único;
* Inclusão de beneficiários no Programa Auxílio Brasil;
* Inclusão no Programa Criança Feliz/acompanhamento da família;
* Inclusão no Serviço de Convivencia e Fortalecimento de Vinculos/acompanhamento;
* Inclusão no programa do leite/novos cadastros/recadastramento;
* Inclusão no programa acolher e acompanhamento das gestantes;
* O programa feliz Jequiá está em fase de implantação;
* Inclusão e acompanhamento das crianças, jovens e idosos do SCFV;
* Inclusão, orientações e acompanhamentos de gestantes e crianças do CRIA/acompanhamento de condicionalidades;
* Confecção de relatórios socioeconómico;
Canais de comunicação:
* Presencial, por demanda expontânia;
* Em decorrência de Busca Ativa realizada pela equipe da unidade;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outros serviços/Unidades da Proteção Social Básica;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outros serviços/ Unidade da Proteção Social Especial;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pela área de saúde;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pela área de educação;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado por outras políticas setoriais;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pelo Conselho Tutelar;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado poder judiciário;
* Em decorrência de Encaminhamento realizado pelo sistema de garantia de direitos (Defensoria Pública; Ministério Público; Delegacias);
* Outros Encaminhamentos;
* Cras.jequiadapraia.al@gmail.com
Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço:
Imediata e/ou por agendamento de visita domiciliar de um técnico e/ou equipe de referência
Público Alvo:
Famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza; Família inscritas no Cadúnico e/ou beneficíarias do programa auxílio brasil.
Manifestação do Usuário:
Elogios, dúvidas ou reclamações do serviço prestado?