A Prefeitura de Jequiá da Praia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, celebra o Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), com agenda de atividades especiais voltadas para a importância do bom uso dos recursos hídricos. As ações serão realizadas ao longo da semana.
Já nesta terça-feira, alunos da rede municipal de ensino estiveram com as equipes do Instituto Biota de Conservação, do Instituto Meros do Brasil e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Na quadra poliesportiva José Jarbas de Castro, uma exposição com palestras levou informações aos estudantes sobre o papel da água para o equilíbrio de todo o ecossistema do planeta terra, gerando e mantendo vidas humanas, de animais, de plantas e de árvores.
Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Jequiá da Praia, Luiz Antônio Gomes, levar conhecimento e conscientização para crianças e adolescentes é importante para que compreendam desde cedo as responsabilidades que cada pessoa tem com a conservação da natureza.
Em especial, ele ressalta que, por Jequiá ter grande potencial de recursos hídricos, a responsabilidade ambiental da população e dos órgãos municipais aumenta, no sentido de preservar rio, lagoa e mar.
“A Lagoa de Jequiá é a terceira maior lagoa do estado, com um total de 18km de extensão e 1km de largura. Ela possui o maior volume de água em Alagoas e é uma das mais profundas de todo o Brasil. A semmarh tem trabalhado para que os recursos hídricos deste município sejam preservados, através dos mutirões de limpeza realizados com frequência em todo o município, por meio de educação ambiental nas escolas, através de coletas e análises da qualidade da água, dentre uma série de atividades”, afirma Gomes.
O prefeito Felipe Jatobá reforçou que a Prefeitura tem feito a sua parte, com a promoção de ações de conscientização.
"Temos uma cidade rica em natureza, banhada por mar, rio e lagoa. Uma das principais atividades econômicas do nosso município é a pesca. Por isso temos promovido mutirões de limpeza, apoiado a associação de catadores e apostado na conscientização de todos, para que no futuro possamos ter essa paraíso preservado", explica Jatobá.
Programação
Para a próxima quarta-feira, a programação do Meio Ambiente será voltada para a plantação de mudas nativas nas margens do Rio Jequiá e expedição às nascentes, com a participação de alunos.
Já na quinta, haverá uma Consulta Pública sobre a implantação de Fossas Ecológicas no Povoado Algodoeiro, assim como a oficina de Sabão Ecológico, através do Instituto do Meo Ambiente de Alagoas (IMA), com o Grupo de Mulheres.
E para finalizar a semana em alusão à água, os alunos da rede municipal farão uma expedição à Lagoa Mundaú, em Marechal Deodoro, por meio do barco-escola do IMA.
Também na sexta, o Instituto Amigos da Natureza (INAN) junto com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, irá realizar a coleta e análise da qualidade da água do Rio Jequiá e um mutirão de limpeza com os guardas-ambientais mirins.