Município de Jequiá da Praia, por meio da Secretaria de Educação, lança concursos de Desenho e Fotografia para estudantes da Rede Municipal

Você está aqui

O Município de Jequiá da Praia, por meio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, lançou, na última terça-feira (13), os primeiros concursos de Desenho e Fotografia para estudantes da Rede Municipal de ensino. O 1º Concurso de Desenho e Biodiversidade será voltado para os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), enquanto o Concurso de Fotografia será para os estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

De acordo com o prefeito Felipe Jatobá, a iniciativa tem como objetivo utilizar a arte, de maneira didática, para desenvolver a criatividade dos alunos, além de desenvolver a consciência das crianças em relação ao meio ambiente.

“As etapas do concurso irão promover um debate acerca desse tema tão importante que é a biodiversidade, ainda mais em uma cidade rica em belezas naturais como a nossa. Ao término do evento, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, faremos a exposição dos trabalhos para sensibilizar e conscientizar a nossa população”, afirma o gestor municipal.

A secretária de Educação, Monalisa Barros, explica que para participar, os estudantes do Fundamental I devem mandar um desenho autoral e original, com a identificação no verso, para a unidade escolar em que está matriculado. Para os alunos do Fundamental II, basta encaminhar a foto, também autoral e original, com identificação para o responsável pelo concurso de sua escola.

Além das secretarias municipais, os concursos contam com apoio do Projeto Meros do Brasil e do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Regulamento – Os alunos e alunas do Ensino Fundamental I poderão participar com apenas um desenho do 1º Concurso de Desenho e Biodiversidade, que tem como tema “Biodiversidades dos Manguezais”. Serão aceitos, entre os dias 03 e 10 de maio, apenas desenhos feitos à mão livre.

A avaliação dos materiais será realizada por uma comissão julgadora, entre 11 e 17 de maio, onde serão escolhidos os cinco melhores desenhos com base na criatividade/originalidade, qualidade, impacto visual e composição de acordo com o tema. Os cinco autores ou autoras receberão um certificado e brindes ecológicos, além de participar da etapa interescolar e concorrer com os estudantes de outras unidades.

Para a etapa interescolar, o recebimento dos desenhos será nos dias 18 e 19 de maio. Eles serão avaliados por três membros convidados pela Secretaria Municipal de Educação, entre 26 e 30 de maio. O resultado final será divulgado no dia 5 de junho e a premiação acontece até o dia 9 do mesmo mês. Os três primeiros colocados serão premiados, e o primeiro lugar receberá um como prêmio um tablet.

O Concurso de Fotografia seguirá os mesmos prazos e regras do de Desenho. A diferença é que a fotografia deve ter como tema “Biodiversidade em quintais domésticos” e que os participantes devem estar matriculados e cursando o Ensino Fundamental II da Rede Municipal, que compreende do 6º ao 9º ano.

Data da última atualização no site: 07/05/2021 07:51

PREFEITURA DE JEQUIA DA PRAIA