28/10/2017

Tadicional festa do co-padroeiro São Sebastião é aberta com procissão em Jequiá da Praia

A pé ou a cavalo, centenas de fiéis se reuniram para homenagear, pedir bênçãos e agradecer pelas graças alcançadas

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar realizou, neste sábado (28), a tradicional procissão em homenagem a São Sebastião, co-padroeiro do município de Jequiá da Praia. O cortejo – composto por centenas de fiéis a pé e a cavalo – abriu o calendário das festividades em homenagem ao Dia de São Sebastião, celebrado no mês de janeiro. A concentração foi na igreja-matriz da cidade.

“A procissão de São Sebastião foi linda demais! Foi um momento de muita devoção, onde os jequiaenses puderam renovar a fé, nessa festividade que reuniu toda a comunidade local. São Sebastião representa muito para o nosso povo”, exaltou a prefeita Jeannyne Beltrão.

A festa do co-padroeiro de Jequiá da Praia é realizada durante todo o mês de janeiro e já virou uma tradição no município. Mesmo sendo o co-padroeiro, São Sebastião é muito festejado e as pessoas são muito devotas ao santo. Famílias inteiras de outros municípios vêm a Jequiá da Praia para homenagear São Sebastião, pedir bênçãos e agradecer pelas graças alcançadas.

Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. São Sebastião é celebrado no dia 20 de janeiro.