07/09/2017

Prefeita Jeannyne Beltrão e secretariado participam das comemorações do 7 de setembro

Data marca a independência do Brasil em relação a Portugal e é tradicionalmente lembrada em diversas capitais e cidades do País

A gestora do município alagoano de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, reuniu o secretariado em frente à sede da Administração Municipal, neste 7 de setembro, para celebrar, juntamente com a população jequiaense, os 195 anos da Independência do Brasil. A data é lembrada tradicionalmente em diversas capitais e cidades do País, que costumam preparar desfiles cívicos e militares para o feriado nacional. Foi em 7 de setembro de 1822 que o então príncipe regente do Brasil, Dom Pedro I, proclamou a independência brasileira em relação à coroa portuguesa.

Em Jequiá da Praia, a programação cívica teve início com o hasteamento da bandeira nacional – símbolo representativo de um Estado soberano. A honraria foi concedida à prefeita da localidade. Escolas também abrilhantaram a festa, organizando desfiles com bandas de fanfarra. Segundo Jeannyne Beltrão, as manifestações de louvor à pátria são extremamente importantes para relembrar o que esse dia representa para o povo brasileiro.

“No dia 7 de Setembro de 1822, data em que foi proclamada a Independência do Brasil, o príncipe regente Dom Pedro I gritou “Independência ou Morte” e declarou a liberdade política, econômica e social do País. Esse fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. Muitas tentativas ocorreram na luta por este ideal, daí percebe-se a importância de uma data como esta ser lembrada e comemorada por todos os brasileiros. Uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro, característica inerente dessa população”, acrescentou a prefeita.