06/02/2017

Prefeita de Jequiá da Praia participa de evento sobre gestão e controle de contas públicas

Promovido pela CGU, Encontro Município Transparente ocorreu de forma simultânea em todo o País, levando orientações administrativas fundamentais à observância da legislação

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, participou, na manhã desta segunda-feira (6), de evento sobre gestão e controle de contas públicas, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) para orientar prefeitos quanto à condução da parte burocrática da administração pública. "Muito importante essa atualização, principalmente para os novos gestores municipais", considerou Jeannyne.

Iniciativa do Ministério da Transparência, por meio da CGU, o Encontro Município Transparente ocorreu de forma simultânea em todo o País. Em Alagoas, o evento foi sediado pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). Gestores públicos eleitos e reeleitos (que tomaram posse em janeiro); controladores internos, contadores e demais cidadãos tiveram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos com palestras sobre temas diversos, entre eles: transparência, controle interno e ouvidorias públicas.

Na condição de anfitriã, a presidente do TCE-AL, Rosa Albuquerque, deu as boas-vindas aos participantes do Encontro, destacando sua importância principalmente para os novos gestores, que foram contemplados com informações e conteúdos fundamentais para que alcancem uma governança de sucesso.

Rosa Albuquerque reforçou as recomendações para que os gestores administrem os recursos públicos obedecendo às legislações inerentes à função administrativa, como forma de minimizar erros. “Se estivermos determinados a fazer o certo; a realizarmos todo o nosso trabalho pautados na legislação, buscando auxílio quando necessário, a possibilidade de erro diminui. Nesse sentido, esse encontro promovido pela CGU se propõe a ajudar, de forma preventiva, para que os erros não aconteçam, gerando sanções”, disse ela.

“Transparência não é opção, é regra. E os prefeitos que assumiram em janeiro, mesmo com toda dificuldade, estão buscando os meios de cumprir a lei. A sociedade busca informação, além de números. As pessoas não querem só saber o que foi gasto, mas sim, como se gastou. Por isso, agradecemos à CGU e ao TCE pela oportunidade”, disse o presidente da AMA, Hugo Wanderley Caju.

O superintendente da CGU, Williams Gomes, destacou a importância de se estabelecer parcerias para o exercício do controle da gestão pública e agradeceu a presença de tantos prefeitos no evento.