12/02/2017

Prefeita acompanha programação da festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Lagoa Azeda

Comunidade católica mais uma vez demonstra devoção e fé à padroeira daqueles que viajam pelo mar

Centenas de fiéis católicos participaram, neste sábado (11), da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no povoado Lagoa Azeda. A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, também acompanhou a programação, mais uma vez marcada por muita fé e devoção por parte dos jequiaenses.

Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado à Mãe de Jesus, Maria. A fé e a designação a ela têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau uma imagem, que foi levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob manutenção de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Esperança e Estrela do Mar – aquela que protege os navegantes, mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a chegada. É, portanto, a padroeira dos navegantes e dos viajantes.