13/02/2017

Prefeita e secretária participam de lançamento de programa que tem como foco a qualidade de ensino

Ações serão voltadas para a melhoria da taxa de aprovação e das condições de trabalho dos servidores da Educação, entre outros aspectos

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, e a secretária municipal de Educação, Edvania Lessa, participaram nesta segunda-feira (13) de lançamento de programa que visa ampliar a qualidade do ensino, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos 102 municípios alagoanos.

O programa foi apresentado aos prefeitos e secretários municipais pelo governador Renan Filho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Jequiá da Praia é modelo de educação para os munícipes e ocupa o 1° lugar no ranking do Ideb. “Nosso compromisso é com a educação de qualidade!”, enfatizou Jeannyne.

Melhorias – O foco do novo programa é o Ensino Fundamental. E as ações serão voltadas para a melhoria de indicadores, como taxa de aprovação, distorção entre idade e série e condições de trabalho dos servidores da Educação.

"Fazer a criança ler na idade certa. Isso deve ser obsessão do Governo. A segunda deve ser o primeiro emprego, que é mais fácil de conquistar quando o ensino técnico é associado ao médio. Além de conhecimento, o jovem já estuda com foco na área de trabalho desejada, ampliando, assim, a margem de aprendizagem", afirmou Renan Filho.

Para o secretário de Educação e vice-governador do Estado, Luciano Barbosa, esse primeiro encontro é fundamental para integrar gestores municipais e Governo na missão de dar um salto no ensino em Alagoas.

"Os municípios detêm 95% das matrículas dos anos iniciais e 75% dos anos finais. Por isso, precisamos de união e disposição para alcançarmos a educação de qualidade que o povo alagoano merece", concluiu Luciano Barbosa.

Aula inaugural - Ainda no encontro, o governador Renan Filho e o secretário Luciano Barbosa oficializaram a abertura do ano letivo de 2017, com aula inaugural de boas-vindas aos alunos da rede estadual de ensino. Cerca de 1.200 estudantes de todas as regiões do Estado participaram da aula ministrada pelo professor de História Rodrigo Veridiano.