Notícias

08/03/2017

Prefeitura de Jequiá da Praia homenageia mulheres pela passagem do seu dia

Moradoras do bairro Jorge Castro foram recepcionadas com café da manhã; no centro da cidade houve adesivação nos veículos e entrega de panfletos educativos

image

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, acompanhou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Moradoras do bairro Jorge Castro foram recepcionadas com café da manhã, e outras atividades – como blitz com adesivação nos veículos e distribuição de panfletos educativos – também movimentaram o centro da cidade. A ação foi coordenada pelo secretário da Pasta, Domício Júnior, que idealizou homenagear as jequiaenses pela passagem da data.

O Dia Internacional da Mulher é um marco nas reivindicações e lutas femininas por igualdade. A data, 8 de março, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, relacionada a proposta feita pela líder feminista alemã Clara Zetkin durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em 1910, para lembrar a morte de centenas de operárias em incêndio que ocorreu numa fábrica de Nova York, no ano de 1857. Elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade. Em homenagem às vítimas, no ano de 1911, foi instituída a comemoração de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

“A data nos remete a muitas histórias de luta. E essa é a singela homenagem da Prefeitura de Jequiá da Praia às mulheres, que geram a vida e, com a sua força, delicadeza e sabedoria, ajudam a transformá-la em algo encantador. São mulheres guerreiras”, considerou Jeannyne Beltrão.

De acordo com a ONU, o Dia Internacional da Mulher tem alcançado uma nova dimensão mundial para as mulheres nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A ampliação do movimento, que tem como base quatro Conferências Mundiais da Organização sobre o público feminino, contribuiu para a promoção dos direitos da mulher e a sua participação nas esferas política e econômica.

mais notícias