18/03/2017

Representantes da Secretaria Municipal de Educação participam de lançamento do Escola 10

Durante o encontro, houve adesão de 100% dos prefeitos alagoanos; objetivo é melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem

A equipe da Secretaria de Educação do município de Jequiá da Praia esteve presente no Centro de Convenções Ruth Cardoso, na tarde desta sexta-feira (17), para o lançamento do Programa Escola 10, do Governo do Estado e que vai investir R$ 30 milhões na integração das redes públicas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Alagoas. Durante o evento, os prefeitos assinaram o termo de adesão ao programa.

O secretário de Educação e vice-governador do Estado, Luciano Barbosa, elogiou a participação dos prefeitos no programa – que teve a adesão total dos municípios alagoanos. Ao aderirem ao programa, os municípios têm garantidas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), assistência técnica, pedagógica e financeira, além de avaliação e materiais didáticos também custeados pelo Estado. Atualmente, as redes municipais detêm 95% das matrículas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) e 75% do Fundamental II (6º ao 9º anos).

Proposta - Diretores, articuladores e demais gestores escolares estiveram no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso para compreender a proposta do governo estadual. As ações do programa são direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental e visam garantir a alfabetização na idade certa, diminuir a distorção idade-série (atraso escolar) e reduzir o analfabetismo e a evasão escolar.

Os municípios têm que alcançar a meta estabelecida pelo Ideb e assegurar 200 dias de ano letivo. As prefeituras que alcançarem as metas serão premiadas pelo Estado com R$ 10 milhões.

“Estamos celebrando um grande pacto pela mudança na educação. O Escola 10 é o programa de avanço da qualidade do ensino em Alagoas, pois só a Educação é capaz de mudar verdadeiramente o nosso estado e o nosso país”, comentou a secretária de Educação de Jequiá da Praia, Edvania Lessa.