05/04/2017

Prefeitura entrega kits de higiene bucal a estudantes da rede de ensino de Jequiá da Praia

Alunos da creche José Messias Coelho e da escola Maria Lopes Bertoldo já foram contemplados; atendimento também visa ressaltar importância da alimentação saudável

A Prefeitura de Jequiá da Praia deu início à entrega dos kits de higiene bucal no município. Já foram contemplados os estudantes da creche José Messias Coelho e da escola Maria Lopes Bertoldo. De acordo com a coordenadora do projeto, Patrícia Torres, os kits são compostos por escova, creme e fio dental, além de livro educativo.

Durante a entrega dos kits, há ainda apresentação de teatro educativo, visando ressaltar a importância da higiene bucal e de uma alimentação saudável. Ao final, as crianças realizam a escovação supervisionada e cada dentista responsável por sua área faz a aplicação tópica de flúor. Todos os estudantes da rede municipal de ensino serão contemplados.

Projeto - Por meio de parcerias com governos e profissionais de Odontologia, o programa promove a educação em saúde bucal e o desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene dental. “A ação serviu como incentivo para darmos continuidade ao projeto no município. Estamos resgatando essas crianças mais necessitadas e oferecendo tratamento e kits de higiene bucal”, reforçou Patrícia.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal de Jequiá da Praia, o programa será dividido em etapas e, na primeira, está sendo voltado às crianças com idade entre 5 e 12 anos, matriculadas na rede municipal de ensino.

“O objetivo é avaliar e diagnosticar os problemas odontológicos de toda a população do município. Então nós dividimos as etapas por grupos prioritários. Após esta primeira, a avaliação seguirá com os jovens de idade entre 13 a 18 anos; depois em adultos de 24 a 30 anos e, por último, nos idosos. Ao final de cada levantamento, o resultado da amostragem será a base para traçarmos um plano de ação para executarmos os tratamentos necessários”, explicou.

O levantamento é importante para que se possa conhecer a real condição da saúde bucal dos jequiaenses e trazer planos de tratamento mais eficazes, para prevenir doenças futuras e sintomas indesejáveis.