10/04/2017

Prefeita participa do “FNDE em Ação” e apresenta demandas do município de Jequiá da Praia

Ao lado do ministro do Turismo, Marx Beltrão, ela destaca objetivo de continuar investindo cada vez mais na educação, em parceria com o governo federal

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, participou do "FNDE em Ação" – realizado no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) –, ao lado do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, e do ministro do Turismo, Marx Beltrão. Técnicos do órgão orientaram gestores, técnicos estaduais e municipais de educação acerca do andamento das obras de infraestrutura educacional e demais projetos.

"Levamos as demandas do município de Jequiá da Praia para que possamos continuar investindo cada vez mais na educação, em parceria com o governo federal", destacou Jeannyne Beltrão, lembrando os principais objetivos do encontro, que são a capacitação dos gestores educacionais e a resolução de possíveis pendências quanto à execução dos diversos programas do FNDE. Além do atendimento individualizado, os técnicos do FNDE também promovem palestras com temas diversos, como prestação de contas e Plano de Ações Articuladas (PAR).

Durante o evento, o presidente do FNDE considerou a importância da aproximação entre municípios e União. "Trazer o FNDE em Ação para o Estado de Alagoas é uma demonstração clara de que o governo federal entende que resolver as questões relacionadas à educação nos municípios é trabalhar para mudar a realidade do País. Dispomos aqui de todo o nosso corpo técnico, que é totalmente capacitado para atender todas as demandas das prefeituras", afirmou Pinheiro.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, agradeceu a presença do FNDE no estado e falou sobre a importância desse diálogo próximo. "Ter o presidente do FNDE aqui em Alagoas é uma alegria muito grande, pois demonstra a preocupação do governo federal e a articulação junto aos municípios para alcançarmos nossas metas educacionais. Temos cada vez mais demandas por creches, mas também temos a certeza de que, com essa parceria firme, conseguiremos retomar aquelas obras que estão paralisadas e iniciar as que ainda precisamos", declarou Beltrão.

Atendimentos - O “FNDE em Ação” já prestou mais de 8 mil atendimentos nas cinco regiões do País. Entre os assuntos mais demandados, destacam-se: o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), alimentação, transporte escolar e obras em geral, como a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas. Em Maceió, a previsão é de que cerca de 150 gestores educacionais sejam atendidos.

Também estiveram presentes a secretária Educação de Jequiá da Praia, Edvania Lessa, e a gerente de Convênios, Patrícia Breda.