18/04/2017

Secretaria realiza coleta das mudas de mangue que serão utilizadas em reflorestamento de área

Ação acontece nesta quarta-feira (19), com a participação de alunos da rede municipal de ensino

A equipe de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) de Jequiá da Praia, realizou coleta das mudas de mangue que serão utilizadas no reflorestamento da área que margeia a obra da orla, na Rua São Pedro. A secretária da Pasta, Luana Spotorno, informa que a ação de reflorestamento acontece nesta quarta-feira (19), com a participação dos alunos da rede municipal de ensino.

O manguezal é um importante ecossistema tropical de área costeira e os projetos de reflorestamento visam o resgate do sequestro de carbono e a contribuição para que se possa diminuir o efeito estufa no planeta. “Nos últimos tempos, com a pressão populacional, a produção de alimentos e o desenvolvimento industrial e urbano, o manguezal vem sendo destruído de forma bastante significativa, não só no Brasil, mas em todo o mundo”, lamentou a secretária.

Ela considerou que a iniciativa de restaurar esses manguezais degradados e propiciar uma nova área criada, simboliza a crescente preocupação com a importância do ecossistema citado.

“Os manguezais são fonte e mantenedores da biodiversidade; sustentam diversas atividades econômicas, como pesca artesanal, atividade turística e industrial, e contribuem para a qualidade de vida dos que estão ao seu redor”, considerou Luana.