08/05/2017

Prefeita Jeannyne participa de solenidade que anuncia fim dos lixões em 26 cidades alagoanas

Jequiá da Praia foi contemplado na região sul; na política de resíduos devem ser implantados itens essenciais à conservação e proteção ambiental

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, e a secretária municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luana Spotorno, estiveram presentes em solenidade que anunciou – na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) – o fim dos lixões em 26 cidades. Um trabalho silencioso dos prefeitos, que há anos defendem uma fonte de financiamento para a execução das políticas determinadas pela legislação.

Durante o evento, o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, entregou os Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). Jequiá da Praia foi contemplado na região sul. Na política pública de resíduos devem ser implantados, nos municípios, a coleta seletiva, a recuperação das áreas degradadas, o incentivo à reciclagem, a gestão responsável dos resíduos sólidos, entre outros itens essenciais à conservação e proteção ambiental.

Desde que a Lei de Resíduos Sólidos foi implementada, a AMA criou uma assessoria específica para acompanhar a formação de consórcios e oferecer capacitação aos gestores e equipes técnicas. O resultado desse trabalho foi reconhecido pela Secretaria Estadual, que entregou, durante solenidade que teve a participação de um representante do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), os planos intermunicipais de gestão integrada de resíduos sólidos. Os prefeitos também foram homenageados “pelo trabalho e a vontade política de colocar um ponto final nos lixões, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas”, como enfatizou o secretário Alexandre Ayres.

Ele garantiu que, durante o período de atuação na elaboração dos planos intermunicipais, o Governo de Alagoas deu suporte e realizou encontros nos municípios para o planejamento das ações que precisam ser colocadas em prática.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou do evento e lembrou que 15% das viagens feitas atualmente no País são vinculadas ao ecoturismo, e acabar com os lixões e dar destino certo aos resíduos representa o ambiente ideal para que a cidade também promova e ganhe com o turismo.