10/05/2017

Secretaria promove curso artesanal de capitonê para capacitar mulheres do povoado Sinimbu

Meta é fomentar a geração de renda, garantindo benefícios à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Jequiá da Praia deu início às aulas do curso artesanal de capitonê para um grupo de mulheres do povoado Sinimbu, sob a orientação da instrutora Margarida Honorato.

O curso tem o objetivo de qualificar e promover a geração de renda. O secretário municipal de Assistência Social, Domício Júnior, está trabalhando em parceria com a prefeita Jeannyne Beltrão para que todos os que se encontram em situação de vulnerabilidade social, no município, possam ser capacitados e tenham os seus benefícios garantidos.

A técnica capitonê consiste em um estilo de acabamento para tapeçaria, muito utilizado na época vitoriana. O efeito é usado em couro ou estofamento de móveis/almofadas em tecido e tem botões ou pontos aplicados que formam uma padronagem geométrica.

“Capitonê é primariamente uma técnica aplicada ao tecido, em almofadas quadradas e redondas, em cabeceiras estofadas de cama, sofás de couro ou tecido. Além do capitonê que cria um efeito visual de furos na superfície, há também o capitonê que forma dobraduras no tecido, feitas no cetim ou fitas. Essa padronagem cria flores e textura na base de almofadas ou mantas”, explicou Margarida.

De acordo com a prefeita Jeannyne, a capacitação é uma forma alternativa que o Município encontrou para oferecer novas oportunidades de renda às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “O Município está empenhado em fortalecer políticas de trabalho, emprego e renda para os jequiaenses e esse curso representa uma boa oportunidade às mulheres do povoado Sinimbu. Esperamos que renda ótimos resultados”, ressaltou a gestora de Jequiá da Praia.