16/05/2017

Pescadores de Lagoa Azeda iniciam curso de ensino profissional ministrado pela Marinha do Brasil

Objetivo é capacitar categoria para exercício da profissão em embarcação de pesca de qualquer tipo e porte

Os pescadores da Colônia Z-13 do povoado de Lagoa Azeda – localizado no município de Jequiá da Praia – iniciaram curso de ensino profissional marítimo, ministrado por integrantes da Marinha do Brasil em Maceió com o objetivo de capacitar a categoria.

Ao final do curso, cada participante recebe certificado que habilita a trabalhar na categoria de pescador profissional (POP), no nível de habilitação I, para o exercício da capacidade exclusiva na função de pescador, a ser desempenhada em embarcação de pesca de qualquer tipo e porte, empregada em qualquer tipo de navegação.

O vice-prefeito André Palmeira destacou o total apoio da prefeita Jeannyne Beltrão na realização da qualificação – que tem duração de uma semana. Participaram da aula inaugural o chefe de gabinete da Prefeitura de Jequiá da Praia, José Alcides; o presidente da colônia Z – 13, Severino; e o secretário-adjunto de Agricultura e Pesca do Município, Manoel Lessa.

As aulas são dirigidas apenas a pessoas que já atuam na profissão, mas precisam da carteira de pescador profissional para estar em dia com a documentação necessária. Com o diploma, os participantes ficam habilitados a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha para exercer a profissão de pescador em alto-mar.