02/06/2017

Jequiá da Praia comemora Semana do Meio Ambiente com uma programação diversificada

Evento propõe ampla reflexão sobre importância de políticas públicas de educação ambiental

Oficinas, exposições, gincanas, palestras, apresentações culturais e trilha ecológica são algumas das atividades da programação da Semana do Meio Ambiente em Jequiá da Praia. Nesta quinta-feira (1), alunos da rede municipal de ensino participam de ação de limpeza nos rios, lagoas e praias da cidade - com a problemática resíduos sólidos -, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Educação e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com a secretária da Semmarh, Luana Spotorno, a educação ambiental está sendo tratada nas escolas e reforçada no porta-a-porta de cada morador, que está sendo convocado a fazer a sua parte, reciclando o lixo e armazenando-o em locais próprios. “Alunos são agentes transformadores. Através da educação dos jovens conscientizamos também os pais e amigos. A atitude de jogar o lixo no lixo parte da preocupação de termos uma cidade limpa. Vamos preservar o nosso meio ambiente e rios, tão importantes para a nossa sobrevivência”, destacou.

Na sexta-feira (2), a programação segue com oficina de cartazes nas escolas municipais.  No sábado (3), uma trilha ecológica vai colocar em campo os alunos do Algodoeiro.  Desfile e exposição de trabalhos realizados pelos alunos encerram as comemorações da Semana do Meio Ambiente, na segunda-feira (5).

A prefeita Jeannyne Beltrão explica que a proposta para reforçar educação e meio ambiente é chamar a atenção dos alunos para a importância de ações que fomentem a sustentabilidade. “Envolver a rede de ensino é preparar o nosso futuro e conscientizar os estudantes a respeito da educação ambiental. O objetivo é que eles despertem o interesse para ações de preservação e repassem isso aos adultos”, afirmou a gestora municipal.

Luana Spotorno ainda destacou as atividades contínuas, como: mutirão de limpeza e trabalho de conscientização ambiental, que vão estar dentro do cronograma de ações.