22/06/2017

Avanço: município alagoano de Jequiá da Praia integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro

Prefeita Jeannyne Beltrão vem discutindo a viabilização de investimentos em obras de infraestrutura turística

Esta semana, foram apresentados dados dos avanços do Mapa do Turismo Brasileiro - instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteiam a definição de políticas públicas para o setor. Alagoas cresce de 28 municípios para 62 municípios integrantes, contemplando Jequiá da Praia como um dos novos municípios no mapa.

A prefeita Jeannyne Beltrão vem discutindo com o secretariado a viabilização de novos investimentos em obras de infraestrutura turística. Entre os projetos, duas novas orlas deverão ser entregues no centro da cidade, em parceria com o Ministério do Turismo, e há perspectiva de terminal turístico em Duas Barras, além da construção de hotel para comportar 100 leitos na região sul do estado.

As obras para a construção das orlas estão em fase de contratação de empresa para serem iniciadas. “O turismo é um setor considerado muito importante, pois gera empregos e renda, além de movimentar a economia local. Por esse motivo estamos angariando investimentos em parceria com os governos federal e estadual para fomentar novos negócios”, adiantou a prefeita.

Já com o governo do Estado, a Prefeitura vai firmar convênio através da Secretaria Estadual de Transporte e Desenvolvimento Urbano para dar andamento às obras do trecho de pavimentação asfáltica de Jequiá da Praia até a BR 101 – que dá acesso às cidades de São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela, pela Usina Sinimbu. “O trecho corresponde a 9 km. Vamos trabalhar juntos e teremos novo acesso para melhorar a estrada e mais uma porta de entrada com infraestrutura para a nossa cidade”, complementou a prefeita.

De acordo com o secretário de Turismo, César Teixeira, a urbanização da orla vem como mais um atrativo turístico e novas opções de lazer. “Estamos num momento muito positivo e precisamos alavancar a região sul de Alagoas. Temos um ministro na pasta, o alagoano Marx, para juntos buscarmos mais desenvolvimento e divulgação do nosso destino”, considerou.

Entre os planos de trabalho estão ainda a identificação do patrimônio histórico e cultural com potencial para visitação turística, apoio a projetos de sinalização turística e implantação de centros de informações turísticas e de apoio à comercialização do artesanato local.