20/07/2017

Município de Jequiá da Praia realiza conferência para debater direitos no fortalecimento do SUAS

Além de incentivar participação da comunidade, evento também dá maior visibilidade às prioridades para os próximos anos

Com o objetivo de reunir governo e sociedade civil para debater as prioridades da Política de Assistência Social nos próximos anos, Jequiá da Praia promove, no Ginásio Poliesportivo José Jarbas de Castro, a sua VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS” (Sistema Único de Assistência Social)”.

A prefeita Jeannyne Beltrão prestigiou o evento organizado pela equipe do secretário de Assistência Social, Domício Júnior. Também participaram da solenidade: a conferencista e assistente social Fábia Sant'Ana; o vice-prefeito André Palmeira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Carvalho; a presidente do Conselho Municipal, Elisangela Sartirio, secretários e demais autoridades.

Durante a abertura da conferência, Jeannyne Beltrão ressaltou que o evento reafirma o papel da assistência social como política de garantias, “o que melhora o SUAS como um todo, da infraestrutura até os serviços”. “As conferências são um espaço para debate, proposições e avaliações. O que fortalece é realmente ofertar, universalizar e garantir os direitos de renda e sobrevivência, de convivência social, comunitária e familiar, de desenvolvimento da autonomia e da acolhida. Não vamos retroceder no cumprimento dos direitos socioassistenciais”, considerou a prefeita, defendendo o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social e a garantia dos direitos socioassistenciais da população para o enfrentamento das desigualdades.

A importância do debate, segundo a gestora de Jequiá da Praia, está no fato de incentivar a participação da comunidade, além de dar visibilidade à política social. “Estamos discutindo como a assistência pode ajudar o cidadão. Isso é conhecimento e afirmação. Saber qual o papel da assistência, da saúde, da educação, com certeza, vai produzir muitos frutos bons para o nosso município”, acrescentou Jeannyne.

Debates – Diversos municípios já promoveram conferências este ano.

O período das conferências municipais começou em abril e termina no dia 31 de julho. Nos Estados, os encontros serão realizados entre 10 de agosto e 20 de outubro.

Já a Conferência Nacional de Assistência Social está prevista para ocorrer entre 5 e 8 de dezembro, em Brasília. Representantes de usuários da rede de proteção social, trabalhadores e entidades, além dos gestores, devem participar.