08/08/2017

Prefeita Jeannyne reúne equipe técnica e secretariado para debater Plano Plurianual 2018-2021

Objetivo maior, de acordo com a gestora de Jequiá da Praia, é aprofundar o trabalho participativo

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, reuniu sua equipe técnica e o secretariado da Administração Municipal para discutir a implantação de políticas públicas e também organizar as informações para o Plano Plurianual (PPA) 2018- 2021, composto de eixos estruturantes e estratégicos.

“O PPA é um instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para o desenvolvimento do município de Jequiá da Praia. O objetivo maior é aprofundar o trabalho participativo”, lembrou Jeannyne.

Ela explicou que a cada ano deve ser feita uma avaliação que tem como um de seus objetivos principais otimizar o investimento dos recursos públicos e evitar que eles se desviem das metas e diretrizes iniciais. Será a partir dessa avaliação, e da leitura dos indicadores da execução, que o orçamento do próximo ano será definido, sobretudo no que se refere ao acesso ao Fundo de Desenvolvimento dos Municípios. Nenhum investimento, cuja execução ultrapasse um exercício financeiro, poderá ser iniciado sem prévia inclusão no Plano Plurianual, sob pena de crime de responsabilidade.

“Esse planejamento impede a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para a cidade, estado ou país”, observou a gestora de Jequiá da Praia.

É importante lembrar que o PPA municipal parte necessariamente de conhecer e diagnosticar a realidade do município, além de se conectar com o PPA Federal e do Governo do Estado.