14/12/2017

Prefeitura promove lançamento municipal de programa de complementação alimentar

No Espaço de Lazer Honorato, foram entregues 118 cestas para as jequiaenses que precisam de garantia nutricional durante a gravidez ou amamentação

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Jequiá da Praia, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu o lançamento municipal do Programa de Complementação Alimentar, voltado a gestantes, nutrizes e crianças alagoanas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. No Espaço de Lazer Honorato, foram entregues 118 cestas para gestantes e nutrizes jequiaenses.

“Quero agradecer à prefeita Jeannyne Beltrão por toda a estrutura que nos tem dado para seguirmos em frente com os programas sociais. Com a entrega das cestas, estaremos minimizando a carência nutricional das gestantes e nutrizes e promovendo ações de educação alimentar e nutricional, como medidas preventivas à garantia da boa nutrição”, disse o secretário da Pasta, Domício Júnior.

O evento contou ainda com as presenças do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira; do chefe de Gabinete de Jequiá da Praia, José Alcides, representando a prefeita Jeannyne, além de demais autoridades municipais.

Calendário estadual - Os lançamentos do Programa de Complementação Alimentar e Nutricional para Gestantes e Nutrizes em Situação de Vulnerabilidade Social e Insegurança Alimentar e Nutricional estão acontecendo em todo o Estado, seguindo um calendário definido pela Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, e têm como objetivo garantir que os 102 municípios alagoanos estejam inseridos no Programa até o dia 21 de dezembro. O secretário Fernando Pereira calcula que aproximadamente 50 municípios já promoveram o lançamento.

As cestas são certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e compostas por 14 itens fundamentais para combater a desnutrição de gestantes e recém-nascidos. Entre os itens estão: aveia, proteína, cálcio e ferro. O recurso para aquisição é proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), que vem investindo para garantir segurança nutricional às gestantes.