21/11/2017

Secretário de Assistência Social participa de lançamento do programa de cestas nutricionais

Objetivo é assegurar direito humano à alimentação adequada da gestante e nutriz, por meio da oferta dos nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê

O secretário de Assistência Social de Jequiá da Praia, Domício Júnior, participou nesta terça-feira (21) do lançamento do Programa de Complementação Alimentar, voltado às gestantes, nutrizes e crianças alagoanas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A solenidade celebrou a retomada da distribuição de cestas básicas e nutricionais em Alagoas e aconteceu no Salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares, com a presença de prefeitos e demais secretários municipais.

O objetivo do Programa, conforme explicou Domício Júnior, é assegurar o direito humano à alimentação adequada da gestante e nutriz, por meio da oferta dos nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê. “O município de Jequiá da Praia será beneficiado com 118 cestas nutricionais para as gestantes jequiaenses”, destacou o secretário. Para ter acesso ao benefício, ele ressaltou que as gestantes ou nutrizes até o sexto mês de gestação precisam estar inseridas no Cadastro Único e devem manter em dia as consultas do pré-natal.

“Aproveito o momento para agradecer à prefeita Jeannyne Beltrão por confiar essa responsabilidade à minha pessoa, como secretário da Pasta, além de apoiar os diversos trabalhos desenvolvidos em nossa Secretaria”, acrescentou.

Combate à desnutrição - O lançamento do Programa foi feito pelo governador do Estado, Renan Filho, e pelo secretário estadual da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira. De acordo com a Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), serão entregues, mensalmente, cerca de 25 mil cestas. O quantitativo exato está condicionado às informações inseridas pela equipe de Atenção Básica da Saúde nos municípios.

As cestas são certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e compostas por 14 itens fundamentais para combater a desnutrição de gestantes e recém-nascidos. Entre os itens estão: aveia, proteína, cálcio e ferro. O recurso para aquisição é proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), que vem investindo para garantir segurança nutricional às gestantes.