01/09/2017

Prefeitura realiza I Gincana Estudantil e reúne escolas do município de Jequiá da Praia

Na programação, temas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb

A Prefeitura de Jequiá da Praia, por meio da Secretaria de Educação, realizou a I Gincana Estudantil, reunindo alunos dos 5º e 9º anos das escolas do município. Durante a programação, foram abordadas temáticas sobre descritores da língua portuguesa e descritores de matemática, além de conteúdo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). – Os descritores são unidades agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência de determinada disciplina.

"Hoje vivemos um momento único de congregação dos estudantes jequiaenses. Foi lindo de ver cada apresentação e união de conhecimento", relatou a secretária municipal de Educação, Edvania Lessa.

Para a prefeita Jeannyne Beltrão, todos os alunos são vencedores e fizeram bonito em suas apresentações. "Muita criatividade e empenho de todos. Os professores são essenciais nessa participação e estamos muito felizes com o sucesso do evento", complementou a gestora.

Entenda o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação (pela população) por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os Estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.